segunda-feira, 25 de maio de 2009

Liderança e relacionamento interpessoal


Liderança e relacionamento interpessoal

Liderar significa estar em comum acordo.
Só se lidera uma equipe quando esta está engajada num mesmo objetivo, para isso é necessário haver empatia de valores.

É fundamental que o líder saiba de suas próprias habilidades e limites, para que com inteligência e sensibilidade possa perceber os potenciais de cada um.

Há os lideres natos, que são escolhidos pela vida, pelos grupos, pelo carisma, muitas vezes até “sem querer”, adotam essa função por osmose. E da mesma maneira lidera pela confiança, pelo poderá ele atribuido.

Um líder se relaciona como um amigo, deve sentir que pode contar com a confiança e motivação de todos que estão na mesma empreitada. Ser compassivo, sem precipitações e pressões diante de decisões importantes. O valor dessa união se dá através do vínculo, inclusive emocional, estabelecido.

Crer no que está liderando é essencial.

Um líder consegue o êxito se realmente fizer com que sua equipe sinta o motivo dessa união, levar as condições onde parece não existir, ligados ao mesmo interesse. Seguir a frente, como quem carrega uma bandeira, demonstrando claramente sua intenção de objetivos e resultados com disposição, colaborando e lidando com o inesperado.

Agregar todos como um grupo, sem deixar de perceber a individualidade dos membros dessa equipe. O líder é o parâmetro que o grupo usa para medir sua criatividade, ousadia, integridade e respeito.

A comunicação é um fator essencial para isso. Saber ouvir e sentir que é ouvido. Deixar claro a importância da troca de idéias democraticamente.

Um líder não precisa e nem tem que mandar, não precisa e nem tem que exigir.
Precisa orientar, guiar, caminhar junto, proporcionando a cada um a sensação de sua importância e responsabilidade.

Responder pelo seu grupo, com total segurança.
Para isso é fundamental auto conhecimento, pois são nas relações que aprendemos sobre nós mesmos. Auto confiança facilita o desenvolvimento de competência e talento.

Um comentário:

Anônimo disse...

concordo acredito que um bom líder deve ter muito mais relações humanas do que a parte técnica mais ou menos 20 ou 30 por cento técnica e 80 ou 70 por cento um bom relacionamento.